História da RCC em Piracuruca

Conheça um pouco da história da Renovação Carismática Católica em Piracuruca
Segundo Wendell Camapum ex-coordenador da RCC diocesana de Parnaíba, a cidade de Piracuruca conheceu a RCC em 1989, por meio de uma religiosa que participava em Fortaleza-CE. De início, repercutiu com certa rejeição pelo fato de ser algo novo. No entanto, a organização do grupo como movimento teve o apoio dos missionários teresinenses, bem como a expansão em outras cidades, como Piripiri, onde a RCC muito se desenvolveu.
Segundo a primeira coordenadora do movimento em Piracuruca, Maria do Socorro de Moraes Costa, foi ela mesma que ao conhecer a RCC em Piripiri no ano de 1991, ficou encantada por essa nova forma de evangelização que surgia na Igreja, começou então a participar ativamente do Grupo de Oração na cidade vizinha. Depois de algum tempo convidou os participantes daquele grupo a fazerem um Seminário de vida no Espírito Santo em Piracuruca, que é uma das formas de evangelização de primeiro momento da RCC.
Pe. Oney Braga, o pároco da época não acolheu muito bem a idéia de se começar esse movimento na cidade, mais não impediu, por outro lado a administração municipal comandada por Gonçalo Magalhães deu total apoio e até contribuiu financeiramente com aquele encontro.
Terminando assim o encontro, nasceu o primeiro Grupo de Oração na cidade com o nome de “Apelo a conversão”, no começo 12 pessoas serviam no Grupo, contando sempre com a ajuda dos missionários de Piripiri. Depois da coordenação de Maria do Socorro, o grupo passou a ser coordenado por Maria da Conceição Magalhães, nessa época o grupo recebeu um novo nome, “Grupo de Oração Água viva”. Depois de passar por um momento de crise o grupo retornou com um novo coordenador, Antônio de Pádua Resende Neto, e novamente recebeu um novo nome, “Grupo de Oração Deus Proverá”, nome este que continua até o dia de hoje.
O grupo de Oração “Deus Proverá “ criou um novo Grupo de Oração em Piracuruca, o Grupo de Oração “Nossa Senhora de Lourdes”, na paroquia São Francisco de Assis, que foi fundado em 11 de fevereiro de 2010, sendo assim a RCC em Piracuruca passa a contar com dois Grupos de Oração.
Por tanto, a RCC em Piracuruca esta a cada dia crescendo, e sendo instrumento para que Deus realize maravilhas na vida de muitas pessoas, pelo poder do Espírito Santo, com a participação de jovens, crianças, adultos e dos mais váriados níveis sociais da população piracuruquense, pois a RCC é para todos que desejam se encontrar com Deus.
Fonte: Monografia UESPI (Conceição Veras)